Bloco Afro Muzenza nomeia sua primeira Rainha Trans
Paloma Basttos tem 24 anos, é trancista e mora no bairro da Lapinha

Foto: Divulgação/ Maria Auxiliadora
Na noite desta sexta-feira (21), durante o último ensaio geral para o Carnaval 2025, o Bloco Afro Muzenza do Reggae nomeou sua primeira Rainha Trans. Paloma Basttos (24), trancista e moradora do bairro da Lapinha, disse estar muito grata com a oportunidade:
“É a realização de algo que nunca sonhei que conseguiria. Sou grata a Deus, aos orixás e a mim mesma pela minha força de vontade. Muito obrigada, Bloco Muzenza, pela oportunidade”, agradeceu a nova rainha do bloco.
O Bloco Afro Muzenza – também conhecido como o “Bloco do Reggae” ou “Muzenza do Reggae” – nasceu em tributo ao músico jamaicano e divulgador da cultura rastafári Bob Marley, em 5 de maio de 1981, no bairro da Liberdade. Seu nome é o termo utilizado para designar os iniciados no candomblé de nação Angola.
“É um prazer imensurável, mais uma vez, proporcionar um momento ímpar dentro dos blocos afros. O Muzenza, com sua rebeldia, sentimento inclusivo e responsabilidade com a diversidade, está fazendo história, assim como fez em 2019, com sua rainha PCD. Hoje nomeamos nossa primeira rainha trans para o reinado do Carnaval 2025 e estamos muito felizes com isso”, afirma Jorge Santos, Diretor-Presidente do bloco. O Muzenza sairá três dias no Carnaval: sábado e terça-feira no Campo Grande (Circuito Osmar) e segunda-feira na Barra (Circuito Dodô).