Área de exames gratuitos de densitometria óssea é ampliada
Interessados devem comparecer munidos da solicitação médica, carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência
Foto: Divulgação
A iniciativa em novo local começa a partir da próxima quarta-feira,19, e vai até o dia 31 de julho. Serão realizados 35 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, além de agendamentos para pacientes excedentes ao número de exames diários. Os interessados devem comparecer munidos da solicitação médica, carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para realizar o agendamento do exame.
Conheça o exame
O exame de Densitometria Óssea é um procedimento de imagem, semelhante ao raio-X, que consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea e mineral, diagnosticando por exemplo a osteopenia, que quando não tratada pode agravar para osteoporose, doença que enfraquece os ossos aumentando o risco de fraturas e que também pode ser diagnosticada no exame. O procedimento é indolor e seguro permitindo detectar a perda mineral em estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada pelo raio X.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Quem for realizar o exame, não recomendado para mulheres grávidas, deve seguir algumas recomendações que antecedem o procedimento:
- Suspender uso de Cálcio 24hs antes do exame;
- Suspender o uso de Vitaminas e suplementos minerais na manhã do exame;
- Não ter realizado nenhum procedimento com contraste intravenoso, estudo de bário ou medicina nuclear durante os 7 dias que antecedem ao exame;