Aproximadamente 250 pessoas foram atendidas nos módulos de saúde do Festival da Virada
Na maioria dos casos, não foram casos graves
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS
Durante os três primeiros dias do Festival Virada Salvador, os módulos de saúde instalados pela Prefeitura de Salvador na Arena O Canto da Cidade têm atendido cerca de 250 pessoas, sem casos graves. No domingo (29), foram realizados aproximadamente 100 atendimentos, principalmente de náuseas, vômitos, dores de cabeça e pequenos traumas, segundo Ivan Paiva, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O festival conta com dois módulos de saúde, operando 24 horas para garantir a cobertura do evento. O módulo tipo II, com cinco leitos, está em operação contínua, enquanto o módulo tipo V, com 20 leitos, funciona das 17h às 7h. Ambos possuem recepção, sala de serviço social, postos de enfermagem e base de apoio da Polícia Militar, com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.
Além dos atendimentos gerais, as equipes de saúde estão focadas nos cuidados com os vendedores ambulantes, que ficam expostos ao sol durante o dia. Ivan Paiva destaca a importância da hidratação e do uso de protetor solar para evitar desidratação. A segurança do evento também é uma prioridade, com vistorias para garantir um ambiente seguro para todos os participantes. O Pronto Atendimento Alfredo Bureau, na Boca do Rio, oferece suporte adicional para os casos que necessitam de transferência.