Ambulantes continuam acampados para obter licença para Festa de Iemanjá
Nesta segunda-feira (23), os trabalhadores permanecem no local. Vendedores temem o rápido esgotamento do credenciamento; prefeitura responde
Foto: Reprodução/TVE BAHIA
Dezenas de ambulantes estão ‘acampados’ há vários dias debaixo do viaduto próximo à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), no Jardim Santo Inácio. Nesta segunda-feira (23), os trabalhadores permanecem no local. A mobilização é pela busca do tão aguardado credenciamento para a festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, no próximo dia 2 de fevereiro. Em resposta ao Varelanet, a Prefeitura de Salvador ressaltou que não deu nenhuma orientação para que os vendedores fiquem “se arriscando embaixo do viaduto, tantos dias, uma vez que já foi informado a data do credenciamento (30 de janeiro).
O principal temor dos trabalhadores é o rápido esgotamento das vagas disponíveis para os trabalhadores no evento, o que aconteceu na Virada Salvador. Vendedores relataram que as licenças para aquela festa terminaram em dois minutos.
A dificuldade de acesso à internet é um dos argumentos dos ambulantes para o acampamento em frente à sede da Semop, no qual eles encontrariam dificuldade para fazer o credenciamento virtual.
Prefeitura responde: calendário predefinido
Segundo a prefeitura, o credenciamento dos ambulantes para a festa de Iemanjá só acontecerá no dia 30 de janeiro. A gestão municipal disse que se solidariza com a situação dos trabalhadores, mas salienta que há um calendário de licenciamento predefinido e amplamente divulgado pela imprensa.
"A prefeitura ressalta que tem atuado para valorizar cada vez mais os trabalhadores ambulantes. No Festival Virada Salvador, por exemplo, a gestão credenciou um número maior de trabalhadores do que o previsto inicialmente, justamente para garantir que mais ambulantes pudessem atuar no evento", diz trecho da nota.
O órgão destaca ainda que não irá realizar nenhuma lista prévia para o credenciamento para o 2 de Fevereiro.