Ações de prevenção e combate no Dia Mundial da Raiva
Doença é responsável por cerca de 60 mil mortes humanas anualmente
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
É comemorado neste sábado (28) o Dia Mundial contra a Raiva, doença infecciosa viral aguda grave e que acomete mamíferos, inclusive o homem. A Raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordida. No mundo, a doença é responsável por cerca de 60 mil mortes humanas anualmente.
Em Salvador, a Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano alcançou uma meta histórica e imunizou mais de 263 mil cães e gatos em dois meses de intensificação das ações de combate à raiva. A meta era vacinar 261.725 animais. A imunização contra a raiva animal é a forma mais eficaz de manter cães e gatos protegidos contra um vírus que registra quase 100% de letalidade em humanos.
“Esta data é essencial para nos conscientizar da importância em levarmos nosso pet para vacinar contra a raiva, assim como devemos evitar o contato com animais silvestres como micos, morcegos, que podem veicular o vírus. Em caso de contato e agressão, recomendamos que lavem bem o local com água e sabão, e procure uma unidade de saúde imediatamente ”, instrui Danielle Dantas, chefe do setor de raiva do CCZ.
O imunizante para os animais segue sendo ofertado na rotina das unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A lista pode ser conferida no site da SMS no link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br.