NotíciasCidadeAcampamento Carnavalesco: Ambulantes acampam para garantir espaço no Carnaval

Acampamento Carnavalesco: Ambulantes acampam para garantir espaço no Carnaval

Com barracas improvisadas por lonas e papelões, trabalhadores esperam a maior festa do ano

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Paulo M. Azevedo / BNEWS

Para os ambulantes, o Carnaval começou há 10/15 dias, já que desde esse período os trabalhadores estão acampados no Circuito Dodô (Barra-Ondina) em prol de garantir um dos pontos mais disputados da festa. Antes de acamparem, alguns até mesmo demarcaram seu local no chão, com seus nomes, delimitando os espaços onde pretendem montar seus negócios durante a folia. 

Diversos comerciantes se submetem à situação de vulnerabilidade por conta da garantia do local. Enquanto alguns utilizam barracas de acampamento, lonas e pedaços de papelão como abrigo temporário, outros dormem diretamente na rua, em cima da capa do seu isopor ou até mesmo dentro dos pontos onde a polícia militar ficará. 

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), neste ano, 2,5 mil ambulantes foram credenciados para atuar no circuito, sendo distribuídos da seguinte forma: 400 na plataforma dos ambulantes, 900 no trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo, e 1.200 entre o Morro do Ipiranga e o Monumento Meninas do Brasil.

Como no ano passado, a ampliação da plataforma dos ambulantes no Circuito Barra-Ondina, implantada pela Prefeitura, volta a ser aposta neste ano como aposta para organizar os trabalhadores. Segundo a Semop, o objetivo do espaço é oferecer melhores condições de trabalho para os ambulantes e reduzir a disputa por espaço ao longo do percurso.

Tags

Notícias Relacionadas