ABI e Sinjorba anunciam rede para proteger jornalistas contra violência
Projeto será lançado nesta terça-feira (4), às 10h, no auditório Samuel Celestino
Foto: Reprodução/Politize!
Não é novidade que jornalistas correm perigo todos os dias. Em 2017, por exemplo, de acordo com a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), foram registradas 99 ocorrências de comunicadores que sofreram algum tipo de violência enquanto exerciam seu trabalho. Apenas no começo deste ano, houve mais sete casos de violência contra jornalistas, ainda segundo a Fenaj.
Como forma de proteção e iniciativa aos eventos relacionados ao Dia do Jornalista, celebrado nacionalmente em 7 de abril, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) lançam nesta terça-feira (4), às 10h, a Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa. O lançamento acontecerá no auditório Samuel Celestino, localizado no oitavo andar do Edifício Ranulfo Oliveira.
A ideia recebeu apoio da sociedade civil, empresas de comunicação, órgãos de segurança pública e o sistema jurídico. O Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), a Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia (OAB-BA) e a União dos Municípios da Bahia (UPB) também foram convidados a compor o grupo de instituições que são a favor do projeto.