2 de fevereiro: Festa de Iemanjá celebra 103 anos
Festa é celebrada em Salvador desde 1922

Foto: Amanda Oliveira/PMS Secom
Neste domingo, 2 de fevereiro, a tradicional Festa de Iemanjá de Salvador completa 103 anos. No bairro do Rio Vermelho, turistas e baianos já lotam o local para ritual de celebrar e agradecer.
Na casa de Iemanjá, também localizada no Rio Vermelho, os fiéis, normalmente de religiões de matriz africana, chegam com perfumes, flores e presentes para celebrar a data e a mãe d'água.
A programação começou no sábado, (1) de fevereiro, à meia-noite, com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. O presente saiu do Terreiro Olufanjá – Ilê Axé Iyá Olufandê, localizado no bairro do Beiru, às 23h20.
O ponto alto da festa acontece neste domingo. O presente principal de Iemanjá partiu às 4h30 do mesmo terreiro e chegou às 5h à Colônia de Pesca Z1, onde foi recebido com uma alvorada de fogos. Durante o dia, o presente permanece no caramanchão até as 16h, permitindo que fiéis entreguem suas oferendas, organizadas em grandes balaios antes de serem levadas ao mar.
Após esse período, pescadores conduzirão o presente principal para uma embarcação que seguirá até o Buraco de Iaiá, uma formação natural em formato de concha situada a cerca de 3 milhas náuticas da costa.