Umbandistas têm rituais barrados em templo católico no Rio Grande do Sul
Nas imagens, o grupo é acompanhado e fotografado por uma mulher identificada como sacristã

Foto: Reprodução/Redes sociais
Um vídeo que circula nas redes sociais neste fim de semana mostra um grupo de umbandistas sendo impedidos de realizar rituais de sua própria religião dentro de um templo católico em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.
Nas imagens, o grupo é acompanhado e fotografado por uma mulher identificada como sacristã, que informa que a realização dos rituais não é permitida naquele espaço.
O registro foi compartilhado no Instagram da Mãe Jhenifer de Yemanjá. Em nota, ela comentou sobre o episódio: “A Yalorixá Jhenifer D’Yemanjá e sua comunidade religiosa viveram um episódio lamentável de intolerância e desrespeito durante a realização do tradicional passeio, um dos fundamentos do Batuque do Rio Grande do Sul”.
No vídeo, a sacristã explica sua postura. "Eu não vou lá tirar fotos [...] eu sei que ela [a igreja] é pública, mas, gente, existem religiões [...] tenho que saber o que está sendo feito, pois isso aqui é um templo católico. Como é católico, vocês jogaram dinheiro ali, coisa que não faz parte da religião católica", afirma.
O caso gerou repercussão nas redes sociais, levantando discussões sobre liberdade religiosa e respeito entre diferentes tradições de fé.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


