Tubarão morde turista durante mergulho em Fernando de Noronha
Apesar do susto, a advogada afirmou que não pretende deixar de praticar esportes no mar

Foto: Nego Noronha/Reprodução
Um incidente envolvendo um tubarão assustou visitantes de Fernando de Noronha. A advogada e surfista Tayane Dalazen, de 36 anos e moradora de São Paulo, foi mordida enquanto mergulhava em frente à Associação de Pescadores, no Porto de Santo Antônio, uma das áreas mais movimentadas da ilha.
Segundo Tayane, a mordida aconteceu de forma súbita. “Grudou na minha perna”, relatou nas redes sociais. O guia de turismo Erivaldo Alves da Silva, conhecido como Nego Noronha, conseguiu afastar o animal rapidamente. “Ele socou o tubarão até soltar. Ele me salvou”, disse a turista.
A limpeza inicial do ferimento foi feita por uma amiga de Tayane, a dermatologista Caroline Pereira, ainda no local. Depois, a vítima foi levada ao Hospital São Lucas, onde recebeu atendimento médico, incluindo curativo e prescrição de medicamentos, e teve alta no mesmo dia. O hospital informou que Tayane deu entrada consciente, orientada e em estado estável, com ferimento superficial e sem risco à vida, e recebeu orientações sobre cuidados locais.
Apesar do susto, a advogada afirmou que não pretende deixar de praticar esportes no mar e que deseja retornar a Fernando de Noronha.
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) iniciou investigação para apurar as circunstâncias do ataque. O hospital acionou imediatamente a vigilância ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões.
O representante do ICMBio na ilha, Mário Douglas, alertou para o aumento recente de ocorrências envolvendo tubarões. Nos últimos três meses, foram registrados quatro ataques, sendo dois apenas nas últimas duas semanas. O instituto também estuda responsabilidades e medidas preventivas, que podem incluir a proibição de mergulhos na região.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


