Trânsito: Excesso de velocidade é a principal causa de acidentes no país
Dirigir após consumir álcool e usar o celular enquanto dirige também aparecem na lista
Foto: Ronaldo Silva/FuturaPress
Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a relação entre velocidade e respeito aos sinais de trânsito tem um papel crucial na prevenção de acidentes e preservação de vidas no trânsito.
O aumento da velocidade média tem sido associado não somente à probabilidade, mas também à gravidade dos acidentes, enquanto o desrespeito para com as sinalizações é apontado como um enorme fator de risco.
De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA), cerca de 90% dos acidentes de trânsito são resultados de erros humanos, como a falta de respeito com as sinalizações e os limites de velocidade.
No Brasil, o excesso de velocidade lidera como principal causa de acidentes, seguido pela combinação de álcool e direção, além da distração causada pela utilização do celular ao volante, que fecha o pódio na terceira posição.
Ainda de acordo com a OMS, um aumento na velocidade média veicular está diretamente relacionado tanto com a probabilidade de ocorrência de um acidente quanto à gravidade das suas consequências.
Cada aumento de 1% na velocidade média gera, por exemplo, um aumento de 4% no risco de acidentes fatais e 3% no risco de acidentes graves.
Já o risco de fatalidade para os pedestres que forem atingidos por carros aumenta cerca de 4,5 vezes se o passar dos 50km/h para 65km/h. Durante as colisões entre veículos, o risco de morte para ocupantes atinge 85% a uma velocidade de 65km/h.