Surfista que salvou baleia pode pagar multa altíssima pelo Ibama; entenda
Homem tirou rede de animal, mas pode gerar multa, segundo o Ibama

Momentos dos vídeos e os salvadores da baleia |Foto: Reprodução / Redes Sociais
Um surfista que realizou uma boa ação e salvou uma baleia da rede de pesca presa nela em Palhoça, Santa Catarina, não sabia que sua boa ação poderia ter uma consequência negativa e cara. Isso porque a intervenção não autorizada pelo Ibama pode gerar multa para ele.
A baleia e seu filhote estavam na Praia da Pinheira, no litoral catarinense, por pelo menos dois dias. O fotógrafo Carlos Anselmo estava acompanhando a situação do animal com o suo de um drone e, com um amigo, decidiram remover a rede. Segundo informações, ele afirmou que a ação foi toda planejada e realizada cuidadosamente para não assustar a mãe e o filhote.
Em suas redes sociais, Marcos relatou que agiu ao pensar que o Ibama não resolveria a situação. "A gente não viu nenhuma ação efetiva. Resolvemos agir com responsabilidade para aliviar o sofrimento da baleia", contou ele.
Entretanto, o Ibama informou que estava monitorando o animal, mas como a rede não provocava ferimento e nem comprometia a amamentação do filhote, não precisava ter um atendimento urgente. Segundo eles, a recomendação - quando há filhotes - é evitar qualquer tipo de aproximação que cause estresse ou interferência no vínculo entre eles.