STF volta do recesso nesta sexta-feira (1) com esperanças de falas positivas a Moraes
Supremo retoma trabalhos após o recesso de julho

Foto: Senado Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar os trabalhos, nesta sexta-feira (1), após o recesso de julho, com uma cerimônia de abertura do semestre. Neste primeiro dia, além da volta dos julgamentos, há uma grande expectativa de que durante a sessão falas em defesa do Ministro Alexandre de Moraes sejam ditas.
Isso porque Moraes se tornou um dos alvos do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, quando o mandatário americano decidiu impor em cima do ministro a Lei Magnitsky. Alexandre de Moraes vem sendo bastante criticado por Trump, devido à forma como conduz o julgamento de Jair Bolsonaro e os envolvidos na suposta tentativa de golpe. Essas sanções, que envolvem o bloqueio de bens e a proibição de transações financeiras, geram uma reação do governo brasileiro e do Judiciário.
Figuras como o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já expressaram publicamente seu apoio a Moraes. O presidente Lula emitiu uma nota de repúdio à decisão de Trump e tem se reunido com membros do STF para elaborar uma estratégia de defesa da Corte.