Servidores da Receita Federal fazem paralisação nesta quinta-feira (17)
Última greve começou em novembro de 2023 e terminou em fevereiro de 2024
Foto: Reprodução
Os servidores da Receita Federal irão fazer nesta quinta-feira (17) uma paralisação de 24 horas afim de avaliarem a deflagração de uma nova greve. A última mobilização foi encerrada em fevereiro deste ano após mais de 80 dias.
Na época eles consideraram que a proposta feita pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos era "razoável", apesar de não atender todos os pedidos da categoria. O Sindicato dos Auditores-Ficais da Receita disse que a oferta era “condizente com o cenário fiscal do país”.
A categoria aceitou por não ter o reajuste nos vencimentos básicos em 2024, aceitando apenas com as correções nos benefícios como auxílios alimentação, saúde e creche. Além disso, foi determinado também que as reestruturações da carreira seriam definidas em mesas específicas e temporárias, dependendo de cada categoria.
O governo entendeu que os pleitos dos servidores da agência já estavam contemplados e que não seria necessária a instalação dessa mesa. Porém, os servidores da Recita entendem de outra forma e querem a oportunidade de um espaço próprio para a negociação com o governo de acordos para ps anos de 2025 e 2026.
A paralisação de 24 horas é tratada como uma greve pontual e garante 30% do funcionamento dos serviços.