Receita Federal faz alerta sobre golpe de pix com taxas falsas
O comunicado foi feito nesta sexta-feira (10)
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A Receita Federal fez um alerta nesta sexta-feira (10) sobre golpes relacionados a uma falsa notícia de que o governo introduziria um imposto sobre o Pix. Criminosos estão se aproveitando dessa desinformação para cobrar supostas taxas, enviando mensagens de WhatsApp com o nome e logotipo da Receita Federal. Eles alegam que transações acima de R$ 5 mil serão taxadas e que o CPF do contribuinte será bloqueado, utilizando falsos documentos para enganar as vítimas.
O órgão esclareceu que não existe tributação sobre o Pix além de que a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira. As atualizações nas regras em vigor desde 1º de janeiro apenas incluem novos meios de pagamento, como Pix e carteiras digitais, na fiscalização financeira. A Receita orientou os contribuintes a desconfiarem de mensagens suspeitas, evitarem clicar em links desconhecidos, não abrirem arquivos anexos e sempre verificarem a autenticidade das informações através dos canais oficiais do Fisco.
Para evitar cair em golpes, a Receita Federal destacou a importância de verificar a fonte das informações, questionar conteúdos sensacionalistas e conversar com parentes e amigos antes de compartilhar mensagens. O órgão ressaltou que o compartilhamento de fake news em aplicativos como WhatsApp e Telegram facilita a ação dos criminosos.