“Preto desgraçado”: Guia turístico insulta universitário negro
Estudante recebeu uma série de áudios com diversas ameaças e insultos
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um jovem negro registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal após receber uma série de mensagens racistas enviadas por um guia turístico da Chapada dos Veadeiros (GO). O caso ocorreu na madrugada do último domingo (28).
O autor das mensagens, Betho Callan, enviou os áudios para o rapper Ariel Lucas, 25 anos. O conflito teria sido iniciado por causa de um cigarro. Tudo começou em 2 de maio, em um estabelecimento na Asa Norte, chamado Bar do Mendes. De acordo com o portal Metrópoes, Ariel contou que foi ao local com um grupo de amigos para uma comemoração. O estudante estava fumando um cigarro de tabaco. No momento do descarte da bituca, a ponta acabou caindo próximo a Betho Callan, que na hora não demonstrou nenhum incômodo. Foi dele, inclusive, o isqueiro utilizado para acender o cigarro.
Após 22 dias, o guia turístico começou a enviar diversas mensagens, por meio do Instagram, com insultos racistas e ameaças de morte, para Ariel e seu grupo de amigos. “Eu estava dormindo e acordei com diversas ligações e mensagens dele. De primeira eu não entendi, porque isso tem mais de um mês, e em momento algum eu joguei algo nele”, relatou ao Metrópoles
O estudante afirma que Betho Callan namora a ex-namorada de um de seus amigos, e acredita que isso teve grande influência na situação.
“Agora tu tá dando uma de sonso, é, seu preto desgraçado. Filho da puta, maldito. Eu vou queimar sua vida, seu filho da puta. Vou matar você e seu amiguinho aí do lado. Vou atropelar teu bonde”, disse Betho em um dos áudios enviados ao rapaz.