NotíciasBrasilPolícia prende duas pessoas responsáveis pelo caso dos órgãos infectados por HIV

Polícia prende duas pessoas responsáveis pelo caso dos órgãos infectados por HIV

Investigação aponta que laudos médicos foram falsificados

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (14) a Operação Verum, para cumprir a prisão de quatro investigados no caso dos transplantes de órgãos infectados por HIV.

Seis pessoas que estavam na fila do transplante da Secretaria Estadual de Saúde do RJ receberam órgãos infectados pelo vírus de dois doadores e agora testaram positivo para o HIV.

Até o momento, dois homens já foram presos. Um deles é Walter Vieira, sócio do PCS Lab Saleme, ginecologista, responsável técnico do laboratório e signatário de um dos laudos errados.

O segundo homem detido é Ivanilson Fernandes dos Santos, técnico de laboratório contratado pelo PCS para fazer análise clínica no material que chegava da Central Estadual de Transplantes.

Segundo informações da Polícia Civil, “as investigações indicam que os laudos, falsificados por um grupo criminoso, foram utilizados pelas equipes médicas, induzindo-as ao erro, o que levou à infecção dos pacientes. Um dos pacientes veio a falecer, com as causas da morte ainda sob investigação”.

A investigação ainda avalia se o PCS Lab Saleme falsificou laudos em outros casos além dos transplantes. Ao todo, a unidade atendia mais 10 unidades de saúde estadual.

Tags

Notícias Relacionadas