Pagamento do Pé-de-Meia começa nesta segunda-feira (28)
Recebem neste mês os estudantes nascidos em julho e agosto
Foto: Divulgação
Foi iniciado nesta segunda-feira (28) o pagamento do programa Pé-de-Meia para os estudantes do ensino médio da rede pública. O benefício segue sendo pago até a próxima segunda-feira (4).
Receberão pela segunda vez o benefício os estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pela terceira vez irão receber cerca de 1 milhão de novos estudantes incluídos no programa em agosto. Já pela sétima vez, recebem 2,7 milhões de estudantes que já faziam parte do programa.
O programa Pé-de-Meia funciona como uma poupança e tem como objetivo evitar a evasão escolar, promovendo a permanência dos estudantes nas escolas e a conclusão dos estudos. Para se manter no programa, o estudante deve ter uma frequência mínima de 80% nas aulas e, em caso de diminuição dessa frequência, o aluno não receberá o benefício referente ao período.
A Caixa Econômica Federal é responsável pela abertura das contas em nome dos estudantes e pelos pagamentos de todas as parcelas do programa, com os recursos disponibilizados do Ministério da Educação (MEC).
O valor é depositado no aplicativo Caixa Tem e os valores podem ser movimentados de acordo com o mês de nascimento do estudante. O estudante recebe mensalmente o valor de R$ 200 reais. Além disso, ao final de cada ano letivo, o estudante recebe mil reais que ficarão em uma poupança que poderá ser acessada após a formatura do ensino médio.
Pelas regras, os beneficiários do programa devem ter entre 19 e 24 anos e serem integrantes de famílias participantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até o dia 15 de junho de 2024, com uma renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo.
Confira o calendário de pagamento por mês de nascimento:
· Janeiro e fevereiro: 28 de outubro;
· Março e abril: 29 de outubro;
· Maio e junho: 30 de outubro;
· Julho e agosto: 31 de outubro;
· Setembro e outubro: 1º de novembro;
· Novembro e dezembro: 4 de novembro.