NotíciasBrasilOs desafios dos jovens na busca do primeiro emprego

Os desafios dos jovens na busca do primeiro emprego

Jovens com idades entre 18 e 24 anos, ainda enfrentam dificuldade para entrar no mercado de trabalho.

| Autor: Ramilton Silva

Foto: Freepik

Entrar no mercado de trabalho pela primeira vez é um percurso cheio de desafios. Para jovens recém-formados ou aqueles que estão em busca da primeira oportunidade profissional esse obstáculo pode ser cada vez mais complicado. 

Busca de Emprego

A falta de experiência, a concorrência com vários outros candidatos e a necessidade de ter habilidades específicas tornam esse processo mais difícil. Além disso, para algumas pessoas a localização e os custos para procurar emprego também podem desfavorecer essa situação.
 
Além de todos esses desafios listados, podemos destacar que a pandemia da covid-19 teve um impacto direto para que esse dilema se tornasse ainda mais complexo. A crise sanitária global trouxe uma série de consequências que atingiram profundamente o mercado de trabalho, aumentando ainda mais as dificuldades enfrentadas pelos jovens na busca do primeiro emprego

Mesmo com todos esses desafios sendo realidade na vida dos jovens brasileiros e baianos, um levantamento feito pelo IBGE mostra que taxa de desemprego no Brasil vem caindo desde o fim da pandemia e hoje está abaixo dos 8%, mas, os jovens com idades entre 18 e 24 anos, ainda enfrentam dificuldade para entrar no mercado de trabalho. Entre eles, a taxa de desocupação é o dobro da média nacional (15,3%),

Para a jovem Bruna vieira, de 18 anos, que está em busca da sua primeira experiência profissional, este processo de busca de emprego não está sendo fácil, ela conta que passa boa parte do seu tempo se dedicado a enviar currículos para as empresas, mas que não obtém um retorno positivo das mesmas. Bruna acredita que a falta de vagas e a ampla a concorrência influencia diretamente nesta conquista de uma oportunidade.
  
Em entrevista ao Varela Net, a estudante foi questionada a respeito de quais recursos (como sites de emprego, redes sociais, agências de emprego) ela mais utiliza para se candidatar as vagas de emprego. Ela destacou que as redes sociais e a entrega de currículo físico são os seus principais recursos.

Serviços

Para quem busca entrar de cabeça no mercado de trabalho, existem várias empresas que oferecem serviço de intermediação para o trabalho de forma gratuita. A exemplo do SineBahia e do SIMM, programas do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador que possibilitam aos jovens a oportunidade do seu primeiro ingresso no mercado de trabalho, disponibilizando vagas e recursos de treinamentos.


 

Tags

Notícias Relacionadas