Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial negociado há 25 anos
Acordo envolve redução de tarifas de importação em 32 países

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Os líderes dos Estados do Mercosul, juntamente com a representante da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, declararam, nesta sexta-feira (6), a assinatura de um acordo de livre comércio que visa a diminuição das tarifas de exportação entre os países dos dois blocos econômicos.
Após 25 anos de negociações, o pacto foi revelado em uma coletiva de imprensa realizada em Montevidéu, Uruguai, durante a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.
Na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente argentino Javier Milei, do presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou e do presidente paraguaio Santiago Peña, foi anunciada a finalização das discussões sobre as diretrizes de livre comércio entre as nações dos blocos. O acordo abrange países que, juntos, totalizam mais de 750 milhões de cidadãos.
A presidente da União Europeia enfatizou que esta iniciativa representa o começo de uma nova etapa. “Agora estou ansiosa para discutir isso com os países da UE. Este acordo funcionará para pessoas e empresas. Mais empregos. Mais escolhas. Prosperidade compartilhada”.