NotíciasBrasilMais de 60 canetas de Mounjaro são apreendidas na mochila de passageiro no Aeroporto de Salvador

Mais de 60 canetas de Mounjaro são apreendidas na mochila de passageiro no Aeroporto de Salvador

Medicamento usado para diabetes e emagrecimento foi trazido ilegalmente por francês de 21 anos vindo da Irlanda

| Autor: Redação - Varela Net
Mais de 60 canetas de Mounjaro são apreendidas na mochila de passageiro no Aeroporto de Salvador

Foto: Divulgação | Receita Federal

Agentes da Receita Federal apreenderam mais de 60 canetas do medicamento Mounjaro na noite de quarta-feira (23), no Aeroporto Internacional de Salvador. Os itens estavam escondidos na mochila de um passageiro de 21 anos, de nacionalidade francesa, que havia saído da Irlanda.

A apreensão foi realizada após a equipe de vigilância aduaneira identificar o jovem com base em técnicas de análise de perfil. Os agentes encontraram os medicamentos após a bagagem ser submetida ao scanner de raio-x.

O Mounjaro, cuja substância ativa é a Tirzepatida, é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) apenas para importação por pessoas físicas, mediante apresentação de receita médica. Sua comercialização em território brasileiro é proibida.

Embora indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento também tem efeito sobre hormônios ligados à saciedade e digestão, o que tem despertado grande interesse de quem busca emagrecimento — muitas vezes de forma irregular.

A apreensão do material se baseia na Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que determina que a venda de medicamentos deve ser feita exclusivamente por farmácias, drogarias, postos de medicamentos e unidades autorizadas.

Tags

Notícias Relacionadas