NotíciasBrasilMais 780 pessoas ficam desabrigadas após temporal em Santa Catarina

Mais 780 pessoas ficam desabrigadas após temporal em Santa Catarina

A expectativa é que o final de semana seja de menos chuvas no estado

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar-SC

Fortes chuvas atingem Santa Catarina, deixando 781 pessoas desabrigadas e levando nove cidades a decretarem situação de emergência. Entre os municípios mais afetados estão Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Ilhota, Palhoça, Porto Belo, São José e Tijucas. 

Desde a madrugada de quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 366 ocorrências em 27 municípios, auxiliando 2.007 pessoas isoladas em locais alagados. Em Governador Celso Ramos, um pescador de 72 anos morreu afogado após ser levado pela correnteza. A cidade também viu parte de um quartel dos bombeiros desabar devido às chuvas.

A cidade de Biguaçú registrou 391 milímetros de chuva em 24 horas, mais do que o esperado para todo o mês de janeiro, resultando em deslizamentos e abertura de uma cratera na BR-101. Em Florianópolis, duas pessoas ficaram levemente feridas após a queda de um muro, e bombeiros resgataram uma mulher e seu filho presos em um carro ilhado. Balneário Camboriú está em alerta máximo para deslizamentos, com equipes da Defesa Civil monitorando 42 pontos de risco.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) prevê que as chuvas persistirão até a tarde desta sexta-feira. A expectativa é de que o tempo melhore a partir da noite, com sol e calor durante o fim de semana, intercalados com pancadas de chuva típicas do verão. O governo estadual permitiu que servidores públicos das cidades afetadas trabalhassem remotamente nesta sexta-feira para garantir a segurança da população.

Tags

Notícias Relacionadas