Lula lamenta morte de Sebastião Salgado: ‘Um dos maiores’
Fotógrafo faleceu nesta sexta-feira (23)

Lula ao lado do fotógrafo Sebastião Salgado |Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, nesta sexta-feira (23), durante conversa com a imprensa. Lula aproveitou a cerimônia para pedir um minuto de silêncio em homenagem ao fotógrafo. “Diante da alegria em receber o presidente João (Lourenço, de Angola), a gente ficou sabendo de uma notícia muito triste”, disse Lula.
“Eu até queria, em uma homenagem, pedir um minuto de silêncio pela morte do companheiro Sebastião Salgado. Certamente, senão o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu e que morreu hoje”, completou o presidente.
Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente Lula destacou a sensibilidade no trabalho do fotógrafo. “Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração.”
Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.
— Lula (@LulaOficial) May 23, 2025
Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de… pic.twitter.com/4vjQQ0Tx4u