Lula é vacinado em inauguração da campanha de vacinação contra a gripe
Presidente cumpriu agenda em Montes Claros, Minas Gerais

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foram vacinados contra a gripe, nesta segunda-feira (7), enquanto cumpriam agenda no município de Montes Claros, em Minas Gerais.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda (7) nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, tendo idosos como prioridade na primeira etapa. Lula tem 79 anos, enquanto Alckmin, que é médico, tem 72 anos.
Ao todo, o governo prevê distribuir no SUS cerca de 73,6 milhões de doses de vacinas, sendo: cerca de 67,5 milhões de vacinas para os estados onde a vacinação começou e cerca de 6 milhões de doses na região Norte. A meta do governo é vacinar 90% do público-alvo, formado, por exemplo, por:
* Crianças de 6 meses a 6 anos;
* Pessoas com mais de 60 anos;
* Gestantes ou mulheres que tiveram filhos recentemente;
* Trabalhadores da saúde;
* Pessoas com deficiência;
* Povos indígenas.
Em seu discurso, o ministro da saúde Alexandre Padilha alfinetou os Estados Unidos ao afirmar que o governo de Donald Trump tem cortado recursos para pesquisa e produção de vacinas nos Estados Unidos. O ministro criticou a postura e incentivou pesquisadores a atuarem no Brasil.
"O Brasil é um lugar seguro para que pesquisadores e pesquisadoras venham para cá. Se ele [Trump] está cortando lá recursos para produção de vacina de RNA mensageiro, o Brasil está montando dois projetos de vacina de RNA mensageiros", disse Padilha.