Lula diz que tenta falar com Trump, mas 'ninguém quer conversar'
Em primeira entrevista ao jornal americano em 13 anos, presidente brasileiro afirmou que busca diálogo

Presidente Lula em palestra |Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista ao jornal New York Times, publicada na madrugada desta quarta-feira (30), que tem tentado contato com o presidente americano Donald Trump, mas que “ninguém quer conversar”.
“O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar. Eu pedi para fazer contato”, declarou Lula. Segundo o petista, ele designou o vice-presidente, o ministro da Agricultura e o ministro da Economia para que buscassem diálogo com seus equivalentes nos EUA, mas até agora não obtiveram sucesso.
Esta foi a primeira entrevista de Lula ao jornal americano em 13 anos, e o artigo, traduzido para o inglês, foi compartilhado pela Presidência da República.
Durante a entrevista, o presidente reproduziu discursos que tem feito no Brasil. Ele disse que não pretende conduzir as negociações sobre o tarifaço de 50% imposto pelos EUA “como se fosse um país pequeno contra um país grande”.
Lula também foi questionado sobre as críticas públicas que tem feito a Trump. Em ocasiões anteriores, o petista afirmou que “não é correto ficar ameaçando as pessoas pela internet” e chegou a chamar o chefe da Casa Branca de “imperador”.
Apesar de admitir que a ameaça de sanções norte-americanas deixa o Brasil “preocupado”, Lula reforçou que não tem intenção de “abaixar a cabeça para as determinações dos EUA”.