NotíciasBrasilLula deve retomar negociações para reforma ministerial após viagem à Ásia

Lula deve retomar negociações para reforma ministerial após viagem à Ásia

Presidente pretende dialogar com líderes partidários para avançar nas articulações políticas

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Após retornar de uma viagem oficial ao Japão e ao Vietnã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve iniciar nesta semana conversas com líderes partidários para avançar nas negociações de uma possível reforma ministerial.

Segundo ministros próximos ao petista, Lula sinalizou a intenção de procurar dirigentes de partidos que integram a base do governo, como Gilberto Kassab, presidente do PSD, e Marcos Pereira, líder dos Republicanos. A expectativa é que os diálogos possam fortalecer a articulação do Planalto com o Congresso Nacional.

Durante a missão internacional, que começou no dia 22 e terminou neste domingo (30), Lula esteve acompanhado de autoridades como os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Também integraram a comitiva parlamentares do Centrão, em uma iniciativa que pode ser interpretada como um esforço para estreitar laços com o Legislativo.

Aliados do governo acreditam que a viagem pode ter contribuído para a construção de um ambiente mais favorável às negociações. Um dos parlamentares que acompanharam o presidente relatou que o clima foi descontraído, sem debates aprofundados sobre temas políticos, mas com interações frequentes entre os congressistas.

Agora, a expectativa é que Lula aproveite o retorno ao Brasil para intensificar os diálogos e definir eventuais mudanças no primeiro escalão do governo.

Tags

Notícias Relacionadas