Juíza que condenou Lula, Gabriela Hardt assume Operação Lava Jato
Hardt foi substituta do ex-juiz Sergio Moro durante processos da operação

Foto: Enéas Gomez/Divulgação
A juíza Gabriela Hardt assume a responsabilidade da Operação Lava Jato. Ela está novamente à frente da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, segundo informação confirmada pelo próprio órgão nesta terça-feira (23).
Hardt substituiu o ex-juiz Sergio Moro durante processos da operação. Em 2019, a juíza condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do sítio de Atibaia.
Nesta noite de segunda-feira (22), o juiz titular da vara, Eduardo Appio, foi afastado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) após uma investigação apontar que ele teria acessado um processo com o contato do filho de Marcelo Malucelli, desembargador afastado da operação, e feito uma ligação a ele.
Conforme a Justiça Federal, o magistrado está de férias desde o dia 20 deste mês. Desta forma, mesmo que ele retorne das férias, se persistir o afastamento, Gabriela Hardt seguirá à frente da 13ª Vara Federal.
A juíza
Gabriela Hardt é paranaense, tem 42 anos e cresceu em São Mateus do Sul, a 150 quilômetros de Curitiba. O pai dela trabalhava em uma unidade da Petrobras que fica na cidade.
Hardt é formada em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e prestou concurso para a Justiça Federal, em 2007, e foi nomeada juíza, em 2009, para uma vaga em Paranaguá, no litoral do estado.