Jerônimo Rodrigues participa de inauguração do escritório da ApexBrasil na Índia ao lado de Lula
Nova unidade em Nova Délhi vai facilitar exportações da Bahia, ampliar negócios com a Índia e fortalecer parcerias nas áreas de comércio, saúde e inovação

Foto: Secom GOV BA
Em seu primeiro dia de agenda oficial na Índia, na manhã desta sexta-feira (20), em Nova Délhi, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva da inauguração do novo Escritório da ApexBrasil, no edifício World Trade Center.
A nova unidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos tem como objetivo ampliar e facilitar negócios internacionais, fortalecendo as relações comerciais do Brasil e, de forma estratégica, da Bahia com o mercado asiático. Segundo Jerônimo Rodrigues, o escritório vai impulsionar especialmente as trocas comerciais entre a Bahia, a Índia e a China, ampliando exportações já existentes e abrindo novas frentes de negócios.
“Nós já exportamos algodão para o mercado indiano e queremos ampliar. Além disso, já existem tratativas para exportação de cacau, algodão e carnes que não sejam bovinas para este país”, afirmou o governador, destacando o potencial da iniciativa para o agronegócio e a economia baiana.
Representando o setor de chocolates finos do Sul da Bahia, o diretor do consórcio Cabruca, Tiago Fernandes, participou da inauguração e relatou resultados imediatos. Segundo ele, o novo escritório da ApexBrasil já contribuiu para o fechamento de uma exportação para 22 lojas do mercado de luxo. “Conseguimos colocar o chocolate do Sul da Bahia no mesmo mercado de produtos como caviar e champanhe, que é o nicho onde atuamos”, afirmou.
Além da agenda comercial, Jerônimo Rodrigues também participou de compromissos na área da saúde e tecnologia. Antes do evento da ApexBrasil, o governador se reuniu com representantes do Ministério da Saúde, da Bahiafarma e de instituições brasileiras e indianas envolvidas nas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de medicamentos biológicos, como o Pertuzumabe. A Bahiafarma será a principal interlocutora do estado nesse processo de produção e cooperação internacional.
Ainda pela manhã, o governador participou do AI Impact Summit, onde acompanhou a palestra “IA para o bem de todos: perspectivas brasileiras sobre o futuro da IA”, com a presença de ministros e ministras do governo federal, reforçando o diálogo entre Brasil e Índia também na área de inovação e inteligência artificial.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


