Inusitado; Uma árvore cresce no topo de poste no litoral de São Paulo
O biólogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) explica o ocorrido
Foto: Arquivo Pessoal/Luis Moraes
Encontrar uma árvore em uma rua é normal, até aí tudo bem. Mas e se alguém disser que a viu no topo de um poste? Pois é possível, e isso aconteceu em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Um poste de energia teve a planta como enfeite, chamando atenção dos moradores que se perguntam como isso aconteceu.
O elemento de condução elétrica fica entre a Rua Avanhandava e a Avenida Suarão, no bairro Suarão. A Prefeitura de Itanhaém informou que a Defesa Civil realizou uma avaliação preliminar, concluindo que não há risco no local com a presença da árvore.
“A possível remoção deverá ser realizada pela empresa", relatou o órgão, em nota.
A empresa responsável por fornecer energia para a região, a Elektro, também descartou perigos com a presença da planta no poste, tanto em relação à distribuição de energia aos clientes, quanto à estrutura do poste. “Uma equipe irá ao local para avaliar, junto à defesa civil, a remoção da vegetação citada”, esclareceu a Elektro.
Árvore nasce em poste e chama atenção da população. Foto: Arquivo Pessoal/Luis Moraes
O biólogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sidney Fernandes, disse em depoimento ao g1 que os responsáveis pelo surgimento da plantação podem ter sido os animais. As aves, segundo o biólogo, são grandes polinizadoras e dispersoras de plantas, pois defecam em vários lugares.
“Muito provavelmente, essas sementes tenham sido dispersadas no poste por fezes de animais, porque as sementes passam pelo trato digestório das aves e não são digeridas pelo suco gástrico. E aí elas saem nas fezes. Elas não precisam crescer necessariamente no solo, elas acabam crescendo nas fezes desses passarinhos, porque nas fezes tem muito nitrogênio e fósforo, que são nutrientes que as plantas necessitam”, explicou Sidney.
Sobre o caso de Itanhaém, o professor comentou que o caso é bem incomum. “Não é comum, mas os animais sobrevoam e pousam em postes... Junto às fezes desses passarinhos estavam sementes que não foram digeridas e aí começou a germinar. Chove, faz sol, ou seja, iluminação e umidade é uma das coisas que a planta necessita para germinar”, relatou. Sidney crê que a árvore no topo do poste de Itanhaém provavelmente é da espécie 'erva de passarinho' ou 'ficus'.