Humorista Tirulipa é condenado a pagar R$ 15 mil à mulher por danos morais
Publicações com imagem da operadora de caixa foram registradas em 2019 nas redes sociais do humorista

Foto: Marcus Leoni/Folhapress
A justiça do Ceará decidiu manter a condenação do humorista Tirulipa a indendiar por danos morais uma operadora de caixa que teve imagem publicada sem autorização nas redes sociais. A situação ocorreu em 2019 e Tirulipa precisa pagar R$ 15 mil à mulher.
Em sua publicação, o humorista nordestino exibiu a imagem da mulher com a frase "Encontro de Rolas". No entanto, a inscrição original era de um cartaz escrito "Encontro de Pérolas" e se referia a um evento evangélico.
A publicação aconteceu em agosto de 2019. A mulher foi informada sobre publicações nas redes sociais do artista com conteúdo pejorativo.
Ela afirma que entrou em contato com a assessoria do humorista para solicitar a exclusão das postagens e teve seu pedido atendido.
Conforme a mulher, a publicação já passava de 100 mil visualizações quando teve o pedido atendido pela assessoria, porém a postagem a transformou em alvo de chacotas.
Tirulipa rebateu ter cometido alguma violação, já que segundo ele a foto foi tirada com a autorização da própria autora.
Apesar disso, o humorista foi condenado sob a consideração de dano moral à vítima. A foto não teria sido alterada ou manipulada por ele, além de ter sido retirada de domínio público. Ele também destacou que atendeu o pedido da mulher para a exclusão da publicação, assegurando que jamais teria tido intenção de manchar a honra da mulher.
Em janeiro de 2024, a 2ª Vara Cível da Comarca de Eusébio compreendeu que, apesar de a imagem não ter sido alterada, a trabalhadora foi exposta ao ridículo, já que a imagem abriu margem a várias interpretações, inclusive em contexto que mancharia sua honra.