Hino Nacional do Brasil: Conheça sua origem e curiosidades sobre o canto brasileiro
Dia 13 de abril é dia do hino nacional brasileiro

Foto: ABCZ
O Hino Nacional Brasileiro é uma herança muito importante para todos os brasileiros. Esse canto solene conta, em seus versos, a história do país, sua herança cultural e as vitórias do povo brasileiro ao longo da história. O dia 13 de abril é considerado o Dia do Hino Nacional, uma data que celebra essa música histórica e fundamental para o sentimento de nacionalidade.
OBJETIVO E IMPORTÂNCIA:
O Hino, enquanto símbolo patrimonial nacional, visa ressaltar os valores do país e homenagear momentos importantes da nação, como sua cultura, seus feitos históricos, as qualidades do território e até mesmo as vitórias do país em guerras e duelos.
Um hino tem, como principal importância, expressar para a sociedade o orgulho que o povo deve ter, promovendo, assim, a união e o patriotismo.
QUAL O INTUITO:
O intuito inicial na criação do Hino brasileiro era comemorar a independência do país, quando deixava de ser uma colônia portuguesa, que ocorreu em 7 de setembro de 1822. Por conta disso, o canto ficou conhecido como "Hino da Independência", logo após a renúncia do até então Rei, Dom Pedro I e após muitos anos sendo renomeado como "Hino Nacional" e até chamado uma vez como "Marcha Triunfal", na época do político Luiz Carlos Prestes, onde houve uma "batalha" de prestes contra os batalhões riograndenses, para se juntar com seus companheiros de ideal.
O Hino faz parte dos quatro símbolos da República do Brasil, são eles: a Bandeira do Brasil, o Brasão Nacional e o Selo nacional. A letra possui uma marcação evidente de antilusitanismo, mesmo que lusofobia, que consiste na hostilidade contra Portugal, o povo português e a cultura português, ou seja, queriam se afastar da cultura do país europeu e criar a própria.
MUDANÇAS:
Criado na época monárquica, o Hino Nacional passou por muitas mudanças, principalmente após a Proclamação da República, em 1888. Um novo hino foi composto e, em 22 de novembro do ano seguinte, foi realizado um concurso oficial para a escolha da nova composição, com a participação de músicos renomados e também de pessoas comuns em parte devido ao receio dos ritmos africanos.
Em 1890, apenas a melodia foi autenticada pelo governo provisório. Por esse motivo, durante um tempo, o hino era executado apenas por instrumentos.
A oficialização completa só ocorreu em 1922, durante as comemorações dos 100 anos da Independência do Brasil. Antes disso, a composição passou por nove mudanças ao longo dos anos.
POR QUE AS COMPLICADAS PALAVRAS?:
É muito comum, ao cantar o Hino Nacional, confundir-se com suas peculiares palavras rebuscadas. Isso acontece porque, quando foi escrito, sua letra foi baseada no estilo Parnasiano, um movimento literário que valorizava um vocabulário sofisticado e elaborado.
Além de sua escrita original, a letra do hino foi modificada algumas vezes ao longo do tempo, com o objetivo de retratar momentos importantes da história do país.
A seguir, algumas das principais palavras diferentes no Hino Nacional brasileiro:
— Plácidas: Calmo
— Retumbante: Algo que provoca som alto
ais.
— Fúlgidos: Contém brilho excessivo
— Penhor: Garantia do cumprimento de algo
— Vívido: Tem força e vigor
— Resplandece: Brilhar
— Impávido: Corajoso
— Fulguras: Brilhar
— Florão: Enfeito de flor
— Lábaro: Bandeira
— Flâmula: Bandeira
— Clava: Arma de madeira com pontas metálicas
GAFES DOS FAMOSOS:
Por conta das palavras incomuns presentes no Hino Nacional, muitos artistas famosos já cometeram erros ao cantá-lo em aberturas de eventos importantes.
O caso mais recente ocorreu com a cantora Ludmilla, durante a abertura do Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo, em novembro de 2023. A artista iniciou a primeira estrofe com o verso "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas", mas não concluiu a estrofe. No final do evento, Ludmilla afirmou que houve uma falha no microfone no início da apresentação. Mesmo assim, foi bastante criticada pela falha.
Outro caso marcante aconteceu com Vanusa, em 2009, ao cantar o hino na Assembleia Legislativa de São Paulo. Após o ocorrido, que rapidamente virou meme nas redes sociais, a artista explicou que o erro foi causado pelo uso de remédios para tratar sua labirintite.
Carlinhos Brown também enfrentou dificuldades ao cantar o hino nacional durante uma apresentação no Brazilian Day, em Nova York. A situação foi tão constrangedora que o artista pediu desculpas ao público várias vezes antes mesmo de concluir suas frases.
CURIOSIDADES:
O Hino Nacional possui algumas curiosidades interessantes. Segundo a legislação brasileira, sua versão instrumental deve ser, obrigatoriamente, executada na tonalidade de si-bemol. Além disso, quando cantado, deve ser entoado em uníssono, ou seja, todos cantando juntos na mesma melodia.
A lei também determina que, durante a execução do hino, todos devem adotar uma posição de respeito, pois o Hino Nacional é considerado um dos quatro símbolos oficiais da nação, ao lado da bandeira, do selo e das armas nacionais.