Greve do INSS impulsiona uso de serviços digitais pelos segurados
Em meio à paralisação, órgão reforça opções online para minimizar impacto aos cidadãos
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que entrou no terceiro dia, motivou uma orientação intensificada aos segurados para utilizarem os serviços digitais disponíveis. Segundo o órgão, a paralisação não afetou de maneira significativa os atendimentos à população, que pode realizar mais de 100 tipos de agendamentos através do site Meu INSS, seu aplicativo móvel ou pelo telefone 135, operante das 7h às 22h, de segunda a sábado.
Para minimizar possíveis transtornos, o INSS recomenda aos segurados que necessitem de atendimento pericial para benefícios como o auxílio-doença que utilizem o Atestmed, serviço de avaliação remota de documentos. Este método visa agilizar o processo e reduzir a burocracia, dispensando a necessidade de perícia presencial. Nos casos já agendados para perícia médica, há a opção de conversão para o Atestmed, enquanto para demais serviços, o reagendamento pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Além das medidas operacionais, os servidores em greve reivindicam melhorias significativas, incluindo a reestruturação da carreira do Seguro Social e o cumprimento de acordos anteriores. Um novo balanço sobre o impacto da paralisação será divulgado ainda hoje, revelando os próximos passos diante das negociações em curso.