Governo Lula estuda volta do horário de verão; saiba motivo
Medida pode evitar racionamento de energia que acontece em razão da seca extrema em alguns lugares do país

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo do presidente Lula (PT) avalia, através do Ministério de Minas e Energia, retomar o horário de verão como alternativa para evitar um racionamento de energia, devido à seca que atinge o país nas últimas semanas.
O horário de verão é uma das alternativas discutidas pelo governo, que também já ampliou autorizações para o funcionamento de usinas termelétricas a gás. A seca também já causou o aumento da bandeira da conta de luz. No entanto, não há previsão de quando isso seria feito, nem se de fato será necessário.
"Estamos em uma fase de avaliação da necessidade ou não do horário de verão. Além da questão energética, há outros efeitos que precisam ser avaliados, como o impacto na economia" disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O horário de verão foi extinto em abril de 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), sob a justificativa de que não havia redução no consumo de energia. Na época, o Ministério de Minas e Energia argumentou que houve uma mudança nos hábitos da população.