Governo Lula assina acordo com plataformas contra fake news sobre tragédia no RS
Protocolo prevê cooperação mútua na 'proteção da integridade da informação' sobre a calamidade que atinge o estado

Foto: Ricardo Stuckert/ PR
O governo do presidente Lula assinou um protocolo em parceria com as principais plataformas digitais para garantir a integridade da informação sobre a tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul. O protocolo foi assinado na segunda-feira (20) por meio da Advocacia Geral da União (AGU).
O advogado-geral da União, Jorge Messias, foi o responsável pela assinatura do documento com os representantes do Google, Youtube, Meta, Tik Tok, X, Kwai e Linkedin. A AGU se comprometeu a prestar informações atuais às plataformas digitais sobre os serviços públicos emergenciais e também a manter a articulação com outras instituições para cumprir o protocolo.
O governo havia criado uma força-tarefa no último dia 10, para pensar nas estratégias a serem tomadas no combate à desinformação sobre a tragédia gaúcha.
Durante o debate ficou definido que o governo, ao identificar postagens com conteúdos falsos, acionará as plataformas para retirarem o material do ar com o prazo de 12h de resposta. A orientação não consta no acordo assinado nesta segunda-feira.