NotíciasBrasilFóssil com aproximadamente 80 milhões de anos é encontrado em Minas Gerais

Fóssil com aproximadamente 80 milhões de anos é encontrado em Minas Gerais

O animal pertencia a uma espécie batizada de Britosteus amarildoi

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Agustín Martinelli.

Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fizeram uma descoberta significativa no interior de Minas Gerais: o fóssil de uma nova espécie de peixe, datado em cerca de 80 milhões de anos, da Era Mesozoica. A espécie, batizada de Britosteus amarildoi, foi encontrada em um sítio paleontológico em Campina Verde, no Triângulo Mineiro.

A Britosteus amarildoi foi descoberta nas rochas da Formação Adamantina, que contém registros de fósseis de vertebrados e invertebrados, entre eles crocodilianos, dinossauros e aves. Com menos de 50 centímetros de comprimento, o peixe apresenta características morfológicas únicas como focinho arredondado e curto e uma mandíbula com dentes cônicos adaptados para a captura de pequenas presas.


Foto: Ilustração de Pedro Henrique Fonseca.

Esse achado se soma a outras importantes descobertas feitas na Fazenda Três Antas, onde já foram encontrados fósseis de crocodilos pré-históricos como o Campinasuchus dinizi e o Caipirasuchus mineirus. A nova espécie de peixe não só enriquece a compreensão da fauna da Era Mesozoica como também coloca os pesquisadores brasileiros em destaque no cenário científico internacional.

Tags

Notícias Relacionadas