NotíciasBrasilFogo na COP30: registro mostra chamas surgindo e se espalhando em poucos segundos

Fogo na COP30: registro mostra chamas surgindo e se espalhando em poucos segundos

Registro revela momento em que o fogo surge atrás de uma divisória no pavilhão da África e avança rapidamente pela estrutura da zona azul do evento

| Autor: Redação - Varela Net
Fogo na COP30: registro mostra chamas surgindo e se espalhando em poucos segundos

Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que as chamas do incêndio que atingiu a COP30 nesta quinta-feira (30) começam a se espalhar.

O fogo, ainda sem causa definida, teve início ao redor dos pavilhões da África e da East African Community, na chamada zona azul do evento — área que abriga estandes de entidades e países, além das salas onde ocorrem as negociações climáticas. As chamas começaram às 14h03 e, em poucos segundos, já haviam se alastrado.

Testemunhas que estavam em pavilhões próximos perceberam rapidamente o início do incêndio e começaram a correr para deixar o local. Em pouco mais de um minuto, a fumaça já tomava todo o entorno.

As imagens mostram que o fogo teve início durante uma palestra no pavilhão da África, localizado a pouca distância do estande brasileiro. A programação indicava que, naquele momento, ocorria o último evento do dia, intitulado “Dos Compromissos à Implementação: Financiamento e Transferência de Tecnologia para a Transição Energética Justa da África”.

No vídeo, as labaredas surgem atrás de uma divisória do pavilhão africano, muito próximas aos debatedores. Em questão de segundos, o fogo avança sobre a estrutura, e um homem tenta conter as chamas com um extintor, mas sem sucesso. Logo depois, já é possível ver a luz do dia através do buraco aberto no teto pelo avanço das labaredas.

De acordo com o mapa da zona azul da COP30, há cerca de três saídas de emergência próximas ao ponto onde o incêndio começou.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas