Filha de Fernandinho Beira-Mar se reelege vereadora no Rio de Janeiro
Fernanda foi reeleita com 7.355 votos
Foto: Reprodução
Fernanda Costa foi reeleita como vereadora em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, mesmo após ser condenada por sua associação com a organização criminosa chefiada por seu pai, Fernandinho Beira-Mar, uma figura conhecida do Comando Vermelho (CV).
Nas eleições de 2020, Fernanda conseguiu 48% dos votos em uma comunidade sob o domínio do CV, o que foi determinante para sua vitória. Suas conexões com facções criminosas e a influência paternal levantaram dúvidas sobre a validade de sua eleição; no entanto, sua aliança política com o ex-deputado Washington Reis (MDB) e outros líderes locais ajudou a consolidar sua base de apoio.
Ela foi alvo de investigações por supostamente ter enviado mensagens do pai para garantir a continuidade das operações de tráfico enquanto ele estava encarcerado. Em 2023, a Justiça Federal de Rondônia a condenou por sua participação nos negócios ilícitos do CV. Nesse mesmo ano, foi agraciada com uma homenagem na Câmara Municipal de Duque de Caxias, em reconhecimento ao seu trabalho em projetos de inclusão social em áreas menos favorecidas.