Em biografia recém-lançada, esposa de Arlindo Cruz revela que cantor não reage mais a estímulos: 'Bem distante'
Arlindo está internado com pneumonia e segue enfrentando sequelas graves do AVC sofrido em 2017

Arlindo Cruz em foto |Foto: Reprodução / Instagram / @arlindocruzobem
O cantor e compositor Arlindo Cruz, de 66 anos, não responde mais a estímulos. A informação foi revelada pela esposa de Arlindo, Babi Cruz, em trecho do livro “O Sambista Perfeito”, biografia escrita pelo autor Marcos Salles e lançada recentemente. Desde que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), em 2017, o artista vive sob cuidados especiais e enfrenta várias sequelas.
Na publicação, Babi compartilha que o quadro do músico, que mora com a família no Rio de Janeiro, passou por mudanças ao longo dos anos.
“Ele deixou de responder aos estímulos, como quando teve aquele período maravilhoso de balbuciar algumas palavras. Tivemos momentos lindos dele segurando copo, segurando biscoito… Hoje não temos mais isso do Arlindo. Hoje ele está bem dentro do mundinho dele, do universo dele. Bem distante”.
Desde março de 2025, o cantor está internado em um hospital na capital fluminense devido a uma pneumonia. Em entrevista recente à colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, Babi Cruz contou que o quadro é estável, mas Arlindo segue tratando uma infecção provocada por uma bactéria resistente. “Mais dias, menos dias, eu tenho fé que a gente tá voltando pra casa. […] Foram mais de 30 pneumonias, então a gente acredita que ele vai reverter mais essa, sem dúvida”, disse.
Em abril deste ano, a esposa de Arlindo relembrou o dia do AVC que mudou a rotina da família.
“Foi em 17 de abril de 2017, por volta das 17h, ele estava compondo, cantando embaixo do chuveiro […] Quando eu abri o olho, o meu mundo desabou. Ele estava caído no chuveiro, dizendo pra mim: ‘Mãe, eu tô fraco. Mãe, eu tô sem força’. Nunca mais eu ouvi a voz dele, nunca mais”, lembrou.