NotíciasBrasil‘Eleição a cada 4 ou 5 anos não é mais suficiente’, diz Lula em evento internacional

‘Eleição a cada 4 ou 5 anos não é mais suficiente’, diz Lula em evento internacional

Presidente sugere que eleições periódicas são insuficientes e propõe regulação da mídia e redes sociais; oposição reage com críticas

| Autor: Redação - Varela Net
Presidente Lula durante discurso no Chile

Presidente Lula durante discurso no Chile |Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante um evento internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu mudanças profundas no funcionamento das democracias e regulação do ambiente digital, provocando reação imediata de opositores e setores da sociedade civil.

Em seu discurso, Lula afirmou que “uma eleição a cada quatro ou cinco anos não é mais suficiente” para lidar com os desafios contemporâneos, e sugeriu a criação de mecanismos mais contínuos de participação e controle social. Ele também defendeu a regulamentação dos meios de comunicação e a criação de uma governança digital global como forma de enfrentar a desinformação, o discurso de ódio e a crescente influência das redes sociais na política.

Segundo o presidente, o papel de organismos internacionais será fundamental para coordenar essas ações de forma multilateral e preservar os princípios democráticos em escala global.

As declarações, no entanto, geraram forte reação da oposição. Críticos acusam o governo de tentar avançar com um projeto de controle estatal sobre a informação e de promover restrições à liberdade de expressão. Nas redes sociais, parlamentares e influenciadores afirmaram que as propostas escondem uma agenda de censura e perseguição a vozes divergentes.

O discurso de Lula acontece em um momento sensível, no qual o Congresso Nacional discute projetos de lei relacionados à regulação das plataformas digitais e ao combate às fake news, temas que têm polarizado o debate político e social no país.

Tags

Notícias Relacionadas