Distribuição das provas do concurso unificado começa em 3 de Agosto
Certame ocorrerá em 18 de agosto com mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o Brasil
Foto: Freepik
A partir do próximo 3 de agosto, terá início a distribuição dos mais de 18,7 mil malotes contendo as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). O certame está agendado para 18 de agosto e reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos em 228 municípios das 27 unidades da federação. O processo de distribuição das provas será cuidadosamente coordenado para garantir a segurança e a integridade do exame.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), as provas, armazenadas em um local não divulgado e certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), serão enviadas aos armazéns dos Correios nos estados a partir de 3 de agosto. Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do CNPU, explicou que as provas serão armazenadas localmente antes de serem transportadas para as escolas no dia do exame. A Polícia Rodoviária Federal atuará nas rodovias para garantir a fluidez no transporte.
O MGI implementou uma série de medidas para assegurar a segurança do concurso, incluindo a coleta de digitais e exames grafológicos dos candidatos, por recomendação da Polícia Federal. Essas medidas visam garantir que o candidato que realiza a prova é o mesmo que tomará posse do cargo, se aprovado. O MGI também criou uma rede de segurança envolvendo várias agências para prevenir fraudes e assegurar a integridade do processo.
O novo cronograma do concurso prevê a divulgação dos locais de prova para os candidatos em 7 de agosto e os gabaritos preliminares em 20 de agosto. Os resultados finais serão divulgados em 21 de novembro, e a posse dos aprovados está prevista para janeiro de 2025. O coordenador do MGI, Alexandre Retamal, garantiu que todas as recomendações de segurança estão sendo implementadas para oferecer um ambiente seguro e transparente para os candidatos.