Deslizamento de terra deixa ao menos 10 mortos em Minas Gerais
A tragédia aconteceu na cidade de Ipatinga
Foto: Divulgação/PM de Ipatinga
Deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais em Minas Gerais deixaram 10 mortos e uma pessoa desaparecida, conforme o balanço dos bombeiros neste domingo, 12. Em Ipatinga, onde caíram 80 milímetros de chuva em uma hora na noite de sábado para domingo, nove pessoas morreram, incluindo uma criança de oito anos. Imagens mostram grandes quantidades de terra entre os escombros das casas destruídas.
Outro deslizamento destruiu uma ladeira íngreme no bairro de Bethania, e quatro membros de uma família foram encontrados sem vida, enquanto uma pessoa ainda está desaparecida. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, expressou solidariedade às famílias das vítimas e disponibilizou a estrutura do governo estadual para ajudar no resgate e atendimento aos afetados.
Recentemente, o Brasil tem enfrentado fenômenos climáticos extremos, incluindo inundações e secas históricas. Em 2024, mais de 140 mil focos de incêndios foram registrados na Amazônia, o maior número em 17 anos, exacerbados pelo aquecimento global e condições de seca.