NotíciasBrasilCrianças fazem protesto dentro de jogo online e acusam Felca pelas mudanças; entenda

Crianças fazem protesto dentro de jogo online e acusam Felca pelas mudanças; entenda

Nova política revoltou crianças e adolescentes dentro do jogo

| Autor: Redação - Varela Net
Crianças fazem protesto dentro de jogo online e acusam Felca pelas mudanças; entenda

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma onda de protestos vem tomando conta das salas virtuais do jogo Roblox devido a uma mudança nas recentes regras do jogo. Desde a última quarta-feira (7), novas diretrizes passaram a limitar o uso de chat entre jogadores, principalmente envolvendo crianças, exigindo uma verificação de idade e restringindo a comunicação a usuários de faixas etárias semelhantes. 

Com isso, a atualização não foi bem recebida por parte da comunidade. Por meio de prints e vídeos da chamada "Revolta do Roblox", começaram a circular nas redes sociais, mostrando personagens participando de passeatas, em mapas que simulam as ruas. Em tom irônico, os jogadores criam cartazes com frases como "Quero injustiça", referências históricas como Maria Antonieta e até citações à música “Cálice”, de Chico Buarque.

A mobilização chegou a citar também o YouTuber Felca, que foi um dos maiores destaques de 2025 ao abordar temas ligados à "adultização" infantil e à segurança das crianças na internet. Ele relatou em suas redes que recebeu mensagens de crianças o xingando e o acusando de ser um dos precursores da medida. Entre os ataques, estavam frases como “você não tem direito a proibir nada das crianças”.

Essa não é a primeira vez que o Roblox é usado como palco para protestos simbólicos. Em episódios recentes, jogadores chegaram a reproduzir dentro do jogo manifestações reais, como os atos contra o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), ocorridos em Los Angeles.

MUDANÇAS

Com a atualização, o Roblox começou a exigir uma verificação de idade por reconhecimento facial para liberar o uso do chat, tanto de voz como por mensagem. Crianças com menos de 9 anos só poderão conversar mediante autorização de responsáveis, enquanto usuários acima de 13 anos terão a comunicação limitada a perfis de idades próximas. 

Segundo a empresa, a medida busca impedir que menores de 16 anos mantenham contato com adultos dentro da plataforma. A Roblox afirma ainda que as imagens usadas na verificação facial são apagadas após a análise e que os usuários podem contestar o resultado caso haja erro na identificação.
 

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas