Covid-19: Anvisa atualiza composição de vacinas; saiba mais
Atualização será feita na cepa das vacinas
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasi
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a atualização da composição das vacinas Spikevax, da farmacêutica Adium, e Comirnaty, da Pfizer. A aprovação foi realizada nesta sexta-feira (22) e as duas são utlizadas para a prevenção da covid-19 no Brasil.
De acordo com informações da Agência Brasil, a atualização será na cepa usada na produção do imunizante para atender as normas publicadas recentemente pela Ansisa. Através de nota a Anvisa reforçou que a OMS trabalha no monitoramento das variantes do vírus da covid. “Sua última recomendação foi publicada em 26 de abril deste ano, quando informou sobre a necessidade de atualização dos imunizantes para a cepa JN.1”, disse.
O Brasil possui atualmente três vacinas aprovadas para a prevenção mas apenas a Spikevax e a Comirnaty serão atualizadas.
"Em setembro deste ano, a Anvisa priorizou a análise de dados e provas apresentados pelas empresas, por se tratar de imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.”, disse a Anvisa.
O uso das vacinas segue sendo os mesmos: a partir de seis meses de idade. Já o esquema posológico varia de acordo com o produto, a idade do indivíduo e o seu esquema prévio de vacinação.