Corpo de Bombeiros apontam aumento de 43% de incêndios em relação á 2022
O número documentado foi de 9.789 incêndios no ano passado
Foto: Arquivo pessoal / Helena Pamponet
Segundo um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros, o ano de 2023 chegou a ter cerca de 9.700 incêndios, com outubro sendo o mês com mais incidentes, contabilizando 1.637 incêndios.
Segundo depoimento do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marchersini, o ano de 2023 representou o “pior na área de incêndios florestais e no número de incêndios”. O número de ocorrências supera o de 2022 por cerca de 2.800 incêndios.
Em depoimento, o Comandante Geral também explica que a maioria dos incêndios começa por intervenção humana, seja um motorista que joga a bituca do cigarro aceso para fora do carro ou “por descuido, por exemplo um pequeno agricultor vai limpar uma área ou um terreno achando que tem condições de segurar aquele princípio de incêndio controlado e acaba perdendo o controle”.
Em 2024, o Comandante diz que a corporação espera incêndios isolados, causados pela baixa da umidade e no alto da temperatura no país inteiro, e promete: “O Corpo de Bombeiros está pronto, montamos uma operação maravilhosa e iremos fazer uma avaliação após as festas para analisar o que aconteceu em 2023 para trazermos sempre o melhor serviço para a sociedade e com agilidade”.