"Coisas de Caetano": cantor vem a público responder questão do ENEM
Caetano Veloso foi citado no Exame Nacional do Ensino Médio e mostrou sua opinião sobre a prova em suas redes sociais
Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ INEP
Na tarde desse domingo (03), aconteceu a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A primeira prova é composta por questões relacionadas às ciências humanas e uma redação dissertativa-argumentativa.
Esse ano tivemos como tema da redação "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", um tema que trouxe como foco a história do Brasil, o seu conceito de s=ancestralidade como tentativa de resgate da herança deixada pelos povos de matriz africana.
Esse ano, o ENEM prometia ser uma prova mais moderna e nivelada com o conhecimento de seus participantes. Por mais um ano, fomos surpreendidos com uma questão que cita uma das maiores vozes brasileiras.
Caetano Veloso foi citado em uma das questões da prova.
"..." Coisar" é verbo de quem está com pressa ou tem lapsos de memória. É para quando "mexe qualquer coisa dentro doida". E que coisa magnífica poder se expressar tal qual Caetano Veloso. Agora chega, porque "esse papo já tá qualquer coisa" e eu já tô "pra lá de Marrakech". - Tati Bernardi.
Na crônica, Tati faz referência a versos cantados por Caetano, apresentando de forma direta trechos de 4 canções de Caetano: "Qualquer Coisa", "Lindeza", "Samba de verão" e "Sampa", apresentando de forma descontraída como a metalinguística pode ser empregada.
Caetano publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando sua alegria em ser citado por mais um ano e "corrigindo" a questão. No vídeo, Caetano lê a questão e explica que, em sua opinião, a resposta correta seria a alternativa "A", que corresponde à "intertextualidade, marcada pela citação de versos de letras de canções".
De forma bem-humorada e apresentando muito conhecimento, Caetano interage com seu público e com os participantes, reforçando a necessidade da ampliação do conhecimento e da restauração da cultura popular brasileira.
Segundo o gabarito extraoficial anunciado na tarde de hoje (04), infelizmente Caetano não acertaria a questão, pois a alternativa correta é a "C" que corresponde a "reiteração, marcada pela repetição de uma determinada palavra e de seus cognatos".