Casal viraliza ao gravar vídeo polêmico explicando por que Santa Catarina virou 'sonho de consumo' dos brasileiros
Casal afirma que “nem todos conseguem se adaptar ou são bem-vindos” ao estado

Cleiton Stainzack e Jenifer Milbratz |Foto: Reprodução / Instagram / @jenifermilbratz
O casal formado por Jenifer Milbratz e Cleiton Stainzack polemizou nas redes sociais com um vídeo em que afirma que Santa Catarina virou “sonho de consumo” dos brasileiros e em que faz uma espécie de “aviso” aos que pretendem mudar para o estado.
Muitos internautas enxergaram um tom de xenofobia no discurso dos dois e relataram que Cleiton e Jenifer distorceram a realidade para promover ideais políticos de direita.
“Se você vem de um estado destruído pela esquerda e quer começar com trabalho e dignidade, seja bem-vindo”, disse o homem. Logo em seguida, a mulher completa: “Se você vem com agenda 'woke', ideologia de gênero e assistencialismo estatal, faz um favor para todos nós e fique onde está.”
A base do comentário é um Censo Demográfico compartilhado pelo IBGE no dia 27 de junho de 2025, que mostrou que Santa Catarina é o estado com maior número de novos moradores no período entre 2017 e 2022. Em seguida, aparecem o Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.
“Gente do Brasil inteiro vem buscar qualidade de vida, segurança, oportunidade e cultura”, afirma Jenifer. Cleiton entra na sequência com um alerta: “mas deixa eu te falar com sinceridade: não é todo mundo que se adapta aqui”. A mulher volta e complementa: “E tem gente que nunca deveria ter vindo”.
Em comentários na internet, um rapaz afirmou “Mania desta turma se achar alemão… nasceu no Brasil, é brasileiro e pronto”. Outra mulher comenta: “Sou catarinense e tenho vergonha alheia desse vídeo, é um estado bom de viver, mas não é essa maravilha toda. Tem problemas, sim, não somos melhores que ninguém e esses descendentes de europeus que se acham da realeza é o que mais tem aqui. Estou no nordeste e o povo é maravilhoso, acolhedor e somos muito bem recebidos, tenho vergonha desse povo que acha que SC é a Suíça”.