NotíciasBrasilBrasil suspende parte de exportações de frango após caso de doença Newcastle

Brasil suspende parte de exportações de frango após caso de doença Newcastle

A decisão foi tomada após a confirmação de um caso de Doença de Newcastle em uma granja comercial, no Rio Grande do Sul

| Autor: redação

Foto: Arquivo/Agencia Brasil

O Brasil suspendeu as exportações de frango e derivados para 42 países e União Europeia. A decisão foi tomada após a confirmação de um caso de Doença de Newcastle em uma granja comercial localizada em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A propriedade afetada é de um avicultor integrado da BRF, que possui frigoríficos em Marau e Lajeado.

A medida foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e considera o acordo bilateral entre países parceiros, a fim de garantir a transparência do serviço brasileiro com os importadores.

Para mercados como China, Argentina e União Europeia, a suspensão vale para todo o Brasil. Os produtos com restrições são carnes de aves e seus derivados, ovos, carne para alimentação animal, matéria-prima de aves para fins opoterápicos, preparados de carne e produtos não tratados derivados de sangue.

No caso do Rio Grande do Sul, ficam restritas as exportações para África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, Chile, Cuba, Egito, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, México, Mianmar, Montenegro, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, União Econômica Euroasiática, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.

Entre os produtos estão carne fresca, resfriada ou congelada de aves; ovos e ovoprodutos; carnes, produtos cárneos e miúdos de aves; farinha de aves, suínos e de ruminantes; cabeças e pés; gorduras de aves; embutidos cozidos, curados e salgados; produtos cárneos processados e termoprocessados; e matéria-prima e produtos para alimentação animal.

Restrições e Impactos

As restrições seguem os requisitos estabelecidos nos Certificados Sanitários Internacionais (CSI) acordados com os países importadores. Isso inclui um bloqueio geral para a Argentina e a União Europeia, além de embargos específicos que afetam todo o território nacional e alguns focados exclusivamente em estabelecimentos gaúchos ou áreas próximas ao foco da doença.

Tags

Notícias Relacionadas