NotíciasBrasilBrasil registra mais de 32 mil acidentes envolvendo serpentes em 2023

Brasil registra mais de 32 mil acidentes envolvendo serpentes em 2023

O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre a prevenção e cuidados com as picadas de cobra

| Autor: Redação

Foto: Reprodução / Ministério da Saúde

O Brasil registrou 341.806 acidentes envolvendo animais peçonhentos em 2023. O número representa um aumento em comparação com o ano anterior, que totalizou 293.702 casos. Entre os acidentes causados, 32.514 ou 9,5 % do total foram com serpentes.

Mundialmente, entre 4,5 e 5,4 milhões de pessoas são vítimas de acidentes ofídicos anualmente. Destes, entre 1,8 e 2,7 milhões desenvolvem sinais clínicos de envenenamento, e aproximadamente 100 mil pessoas evoluem para óbito, sobretudo no norte da África, Oriente Médio e sul e sudeste da Ásia. Tais acidentes também podem deixar sequelas por deficiência física e psicológica e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acarretam anualmente cerca de 400 mil amputações e outras deficiências permanentes. 

Os acidentes provocados por serpentes preocupam a saúde pública em muitos países de regiões tropicais e subtropicais, incluindo os países da América Latina. 

Soros antivenenos para a picada de animais peçonhentos são produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cada ano, são encaminhados cerca de 450 mil frascos ao Ministério da Saúde, que repassa aos estados após avaliação epidemiológica. Os estados, por sua vez, transferem aos municípios para hospitais públicos, filantrópicos ou privados, desde que seja garantido o tratamento sem custo ao paciente. 

Tags

Notícias Relacionadas