NotíciasBrasilBrasil e Bolívia se unem contra incêndios em fronteira

Brasil e Bolívia se unem contra incêndios em fronteira

União foi acordada nessa segunda-feira (26), durante uma reunião realizada em Corumbá, no Mato Grosso do Sul

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/CBMRO

O Brasil e a Bolívia se uniram em uma força conjunta para tentar apagar as chamas que avançam com velocidade nas florestas dos dois países nas últimas semanas. A união foi acordada nessa segunda-feira (26), durante uma reunião realizada em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Segundo informações da assessoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as autoridades bolivianas vão formalizar, nos próximos dias, um pedido de apoio ao governo brasileiro. A partir daí, os dois países farão o reconhecimento aéreo das localidades atingidas pelos incêndios a fim de avaliar a melhor forma de atuar.

Assim como o Brasil, a Bolívia vem sofrendo com incêndios florestais de grandes proporções. O estado de Santa Cruz e outras zonas limítrofes com o Brasil estão entre as mais afetadas e, até ontem, ao menos duas unidades de conservação (o Parque Nacional Noel Kempff Mercado, em Santa Cruz, e a Reserva Nacional de Vida Silvestre Amazônica Manuripi, em Pando) estavam ardendo em chamas.

No Brasil, a Polícia Federal instaurou 31 inquéritos para investigar as origens do fogo e, eventualmente, punir os responsáveis. Já no país vizinho, foram abertos 51 processos penais por incêndios florestais, além de 250 processos administrativos. Quatro pessoas já foram detidas preventivamente na Bolívia.
 

Tags

Notícias Relacionadas