Bolsonaro sofre derrotas em 8 das 11 cidades onde fez campanha no 2º turno
Ex-presidente deixa Goiânia sem se manifestar após derrota
Foto: Redes sociais
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentou um revés significativo nas eleições municipais de 2024, perdendo em 8 das 11 cidades onde fez campanha no segundo turno. Goiânia, onde acompanhou a apuração dos votos, foi uma das capitais em que seus candidatos, como Fred Rodrigues, não conseguiram vencer. Na cidade, Sandro Mabel (União Brasil) foi eleito com 55% dos votos, superando o candidato bolsonarista.
Além de Goiânia, Bolsonaro viu suas candidaturas falharem em outras capitais, como Manaus e Belo Horizonte. Em Manaus, o atual prefeito Davi Almeida (Avante) derrotou Capitão Alberto Neto (PL), e em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) não conseguiu vencer Fuad Noman (PSD), apesar do apoio do ex-presidente. Ao todo, o PL, partido de Bolsonaro, terminou o segundo turno com derrotas em 15 das 22 cidades onde disputou prefeituras.
Apesar das perdas, Bolsonaro registrou vitórias em três cidades, incluindo São Paulo, mas muitos analistas atribuem o sucesso na capital paulista mais à influência do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) do que ao ex-presidente.